Muitos varejistas já oferecem ao seu consumidor a opção de self checkout. É aquele PDV, sem funcionário, em que o próprio cliente opera, passando suas compras e fazendo seu pagamento digital. Normalmente, esse equipamento é utilizado por grandes redes e pode servir muito bem aos médios e pequenos estabelecimentos, pois é um caixa de autoatendimento que traz muitos benefícios ao seu negócio.

De acordo com o estudo Radiografia do Shopper Brasileiro, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o Instituto Qualibest e divulgado em agosto de 2022, 80% dos brasileiros preferem sistemas de pagamento sem fila ou autoatendimento. O self checkout é uma solução inteligente que oferece conveniência, autonomia, agilidade, comodidade, experiência positiva do consumidor e redução de custos. Entretanto, é necessário um colaborador para supervisionar as compras ou uma câmera acoplada que permita o monitoramento em tempo real.

 

Como funciona

Ele funciona da seguinte maneira: o cliente passa o produto com o código de barras no leitor, verifica suas compras, paga o valor com cartão de crédito ou de débito ou PIX, retira sua nota fiscal e embala suas compras. Imagine que o cliente fez suas compras e a fila do caixa está enorme. Ele comprou apenas cinco itens e quer logo ir embora. Em muitas situações, o consumidor deixa as compras e se deslocar para outro concorrente, onde não existam filas quilométricas. Ele nem se importa de pagar um pouco mais caro, desde que não tenha essa inconveniência. Se ele tivesse a opção de um caixa de autoatendimento, isso não aconteceria e sua experiência seria satisfatória. E você reteria o consumidor em sua loja.

E as inovações são tantas que em alguns estabelecimentos já é disponibilizado o self checkout pelo aplicativo da loja, em que o consumidor faz a leitura do código de barras pelo seu celular e também conclui o pagamento digitalmente. Faça uma consulta com a Pleno KW e descubra as vantagens dessa tecnologia aliada ao Varejo 4.0 para o seu negócio. Como as pessoas estão cada vez mais autônomas e acostumadas com dispositivos tecnológicos, é interessante implantar soluções que estejam direcionadas a esse momento inovador do segmento.

 

Principais benefícios

1 – Redução dos custos operacionais – Ao implantar um caixa de autoatendimento é preciso apenas um supervisor para monitorar as operações, dispensando a contratação de um funcionário para cada PDV.

2 – Atendimento qualificado e redução no tempo de espera – A disponibilidade de um self checkout é alternativa para o consumidor que quer agilidade e eficiência no serviço. Reduzindo as filas e satisfazendo os clientes torna a experiência dele positiva em seu negócio.

3 – Balança & pesquisa – Caso o produto não tenha código de barras, como verduras, frutas e legumes, o equipamento possui balança própria de pesagem e tela intuitiva que indicará ao consumidor quais opções similares a sua compra ele deve registrar, facilitando sua pesquisa.

4 – Vantagem competitiva – Os clientes procuram por comodidade e aqueles que instalarem a opção de self checkout em seu varejo terá vantagem sobre os demais.

5 – Otimiza o layout – Com a implantação de selfs checkout, você pode utilizar os espaços, onde seriam instalados os PDVs e que seriam ocupados por filas de clientes para pagamento, para outros fins e planejar melhor o layout de sua loja, com merchandising e prateleiras.