Apesar do self checkout não ser novidade no mercado brasileiro, a nova tecnologia ainda está sendo implantada de forma singela pelos supermercadistas. Em algumas lojas já se percebe a presença de um PDV disponível para o cliente passar suas compras e fazer o pagamento sozinho, sem um colaborador auxiliando-o. Entretanto, essa prática tem trazido receios para boa parte dos varejistas na hora de implantar o sistema de self checkout, que gera benefícios como velocidade nas operações, agrega valor e mais conveniência à experiência do cliente.

Claro, em qualquer implantação de uma nova ferramenta de gestão sempre surge desafios para sua execução. Até que tudo opere naturalmente, tanto para comerciantes, quanto para seus consumidores, haverá frustrações iniciais em relação ao novo processo. Porém, o self checkout é um sistema superconfiável, com garantia na proteção dos dados do cliente, alinhados com as principais diretrizes de segurança atuais, conforme as determinações da Lei Geral da Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Questões a resolver

O do risco de roubo é um dos principais desafios no caso do self checkout, porque o cliente faz as compras com autonomia. Porém, muitos comerciantes já mostraram que existe um caminho mais seguro para disponibilizar essas operações, colocando câmeras ou um supervisor próximos da frente de caixa automático para acompanhar a compra.

Outra maneira de evitar sinistros é usar caixas que pesem as compras e faça uma relação entre a pesagem e o valor final da compra, havendo incoerência nessa relação o sistema trava e um encarregado vai até o local verificar a situação. E tem opções mais inovadoras, como a utilização de câmeras que fazem o reconhecimento dos produtos e outros que fazem a leitura dos itens com um RFID (sistema de identificação por radiofrequência).

Momentos em que o sistema fica sobrecarregado ou mesmo fora do ar são outros aspectos que trazem preocupações com esse tipo de operação. E como resolver isso? Infelizmente, não tem como. O cliente terá que aguardar o retorno do sistema, assim como os demais que encaram as filas tradicionais.

E saber operar o equipamento do self checkout também é uma das grandes dificuldades a serem superadas ainda. Pessoas com conhecimento tecnológico já o fazem com facilidade, mas existe uma parcela da população que não sabe como ‘mexer’ nesse sistema. A necessidade de ter um funcionário que ensine ou auxilie o cliente a realizar o processo já anula a conceito do self, ou seja, faça por si mesmo.

 

Experiência inovadora para o cliente

Por isso, antes de você comprar um self checkout para o seu comércio, avalie sua real necessidade, se realmente é um demanda que você precisa implantar em seu negócio, oferecendo uma experiência inovadora para o seu cliente e diminuindo as filas, que muitas vezes fazem com que o consumidor procure por outros estabelecimentos com atendimentos mais rápidos. Faça uma consulta com a Pleno KW, pelo link https://plenokw.com.br/contato/ e descubra quais as ferramentas tecnológicas que o seu supermercado pode implantar para ficar mais moderno.