Os hipermercados e supermercados brasileiros estão a todo o vapor para esse final de ano e serão os responsáveis pela maioria das contratações temporárias. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), devido ao Natal, a projeção para o segmento deve contratar mais de 45 mil colaboradores. A CNC prevê, no total, 109,4 mil contratações temporárias no varejo brasileiro e, se esse número se confirmar, será o maior dos últimos nove anos. O segundo lugar no ranking dos que mais empregam é do vestuário (roupas, calçados e acessórios).

Isso tudo  se deve ao fato do consumidor marcar presença física em suas compras no pós-pandemia. O comércio está se preparando para atender a demanda que virá maior que nos últimos dois anos, quando as vendas nacionais apresentaram quedas consecutivas. Com o isolamento e restrições sanitárias, ir ao supermercado se tornou um desafio enorme no período pandêmico e, agora, as pessoas querem escolher pessoalmente seus produtos.

Retorno das máscaras

Entretanto, órgãos públicos estão orientando novamente o uso de máscaras em locais fechados com a nova variante do Covid-19, denominada BQ.1. Os registros de novos casos de internações estão aumentando no Brasil e estão deixando todos em alerta. Por isso, todo cuidado é pouco. Com esse atual panorama do Coronavírus, é necessário disponibilizar novamente máscaras e álcool para seus colaboradores e clientes. Uma forma de prevenir faltas no quadro funcional e atrairá consumidores atentos a estabelecimentos que se preocupem com seus clientes.

Enquanto não houver uma restrição oficial do governo sobre a nova variante, o fim de ano promete grandes movimentações no comércio. Ressalva em treinar sua equipe para os cuidados que devem ter com o manuseio e contatos com os produtos, equipamentos e pessoas. O mesmo deve ser praticado com os temporários contratados para o período.

 

Vendas

E quem pensa que as vendas pelo digital não merecem atenção, quanto à questão sanitária, está enganado. Os colaboradores que atendem e fazem a entrega das compras também precisam estar munidos de cuidados. Se a concentração do time estiver em uma sala, ou seja, um local fechado, o uso de máscara já é recomendando.

Aproveite o momento e repense suas estratégias de vendas para essa época do ano. Trabalhar com produtos sazonais é uma bela dica, além de criar ilhas de mercadorias relacionadas entre si para sugerir ao consumidor de levar produtos para o Natal, como panetones e vinhos, e para o Ano-Novo, a sugestão com queijos, salames, frutas e espumantes. Além disso, revise seu sistema, se estará operando normalmente para atender a demanda excedente para o próximo mês.

A Pleno KW tem as melhores soluções tecnológicas para a gestão dos mercados, desde o pequeno ao hiper. Fale com a gente pelo link https://plenokw.com.br/contato/, peça uma consultoria e saiba quais as mais modernas e inovadoras ferramentas que existem para você aplicar em seu negócio e aumentar suas vendas.