Análises de como o consumidor compra em anos anteriores nos dão uma prévia do que podemos esperar para o ano seguinte. As compras on-line estão cada vez mais se tornando uma opção prática e confortável para muitos clientes. Em uma pesquisa realizada pela Opinion Box, realizada em 2022 com 2 mil pessoas entrevistadas pelo Brasil, com margem de erro de 2.2 percentuais, aponta que 84% dos consumidores preferem ter à disposição as escolhas de comprar fisicamente e on-line.

Então, se não estamos adequados com essa realidade, devemos adequar nosso negócio para esse mundo, chamado omnichannel. Ou seja, disponibilizar o contato e a compra em todas as plataformas, físicas e digitais, com o seu cliente. O supermercado que não tem ainda essa opção está perdendo vendas. E aqueles que já oferecem essa comodidade para sua clientela estão faturando bem mais com sua loja virtual.

Porém, é importante que você, gestor, entenda que o canal virtual não surgiu para concorrer com o físico, mas complementá-lo. Por isso, as tendências para esse ano no varejo supermercadista traz indicativos que devem ser reavaliados em seu negócio.

 

Conveniências

Segundo dados da 46ª edição da Webshoppers, houve um crescimento de 6% nas vendas on-line em relação ao primeiro trimestre de 2021. Isso quer dizer que ao oferecer essa possibilidade aos seus clientes, eles começaram a usufruir desse benefício de compra e fazê-las virtualmente com preços mais em conta que o presencial e a conveniência de receber as compras em casa.

Entretanto, um dos principais problemas que os supermercados enfrentam é a gestão do estoque. Ter um sistema de gestão de estoque automatizado é uma das tendências para 2023. Algumas marcas já oferecem esse sistema que apresenta de forma efetiva ao seu cliente o que está disponível para compra e ainda tem a opção do cliente optar por receber uma mensagem ou sinal quando o produto for reabastecido.

Outra oportunidade que os supermercados têm de aumentar o seu ticket médio e também considerado tendência é a venda de alimentos preparados, que facilitam a rotina de milhares de consumidores, que optam por comprar a refeição pronta.

Com base nessas informações, já é possível ter uma ideia do que podes fazer para potencializar o seu negócio e melhorar suas vendas. Qualquer dúvida sobre sistemas de gestão eficientes podes contatar a Pleno KW (plenokw.com.br/contato/), que há mais de 20 anos oferece soluções personalizadas e próprias para o segmento em todo o Brasil, com segurança e confiabilidade.