O principal patrimônio de uma empresa do varejo, principalmente, dos supermercados é o estoque. Uma boa gestão dele permite melhores resultados e, consequentemente, melhores vendas. O planejamento do estoque a longo prazo evita cometer erros e perder clientes que saem do supermercado insatisfeitos. O objetivo é que você observe essa administração, faças as mudanças necessárias para identificar os futuros problemas e resolva-os a tempo de fidelizar seu cliente.
Os quatro piores erros cometidos nesse segmento prejudicam a saúde financeira de seu supermercado. As empresas do varejo chegam a buscar especialistas na área para apontá-los. Erros que podem estar acontecendo e você nem se deu conta de que isso está lhe causando fortes dores de cabeça.
CONFIRA OS QUATRO PIORES ERROS
1 – FALTA DE PRODUTO NA GÔNDOLA
É nesse momento que se perde o cliente que acaba por ir a outro estabelecimento concorrente procurar o que deseja. E trazê-lo novamente para o seu negócio é uma tarefa árdua. Por isso, esse tópico é considerado um dos maiores vilões do varejo. Além de perder cliente, o supermercado também perde a venda, quando o consumidor não opta por outro produto que substitua o que ele procura.
Pesquisas apontam que se não houvesse a falta do produto na gôndola, o varejista poderia aumentar seu faturamento em cerca de 10%, uma grande diferença entre lucro e prejuízo no final de um mês. A grande questão é como identificá-la, o que denomina-se no varejo como ruptura (falta de produto); pois, raramente, o cliente reclama à loja sobre esses acontecimentos. Mensurar essa ruptura é um ótimo negócio para evitar que o seu acabe. Há estratégias e mecanismos no mercado que auxiliam nessa mensuração.
2 – PRODUTOS EM EXCESSO
Ter um estoque sem deixar nenhum produto faltar é garantia de crescimento? Nem sempre. A questão é bem tênue aqui. Ter um estoque em excesso que, chegando ao final do mês não se vendeu tudo, nem a metade, significa prejuízo. Por isso, a realização das compras deve ser um processo bem racionalizado. Fazem-se necessárias compras coerentes, que atendam à demanda, como em datas especiais e produtos sazonais, que precisam ser levados em consideração na hora do setor comercial comprar para o estoque. Nem sempre, o preço baixo de um lote é um bom negócio.
Imagine os produtos se acumulando no seu supermercado, dificultando a estocagem e o controle dela, além de aumentar os custos de gestão? Já pensou se esses produtos são perecíveis, pois são do setor alimentício e precisam de acondicionamento especial? Com prazo de validade vencido e mais os custos de manutenção desses produtos, o prejuízo é certeiro. Por isso, com um bom software de gestão é possível ter uma visão do negócio como um todo e analisar as informações necessárias ao processo de compra, tomando decisões bem mais assertivas, e, claro, gerando mais vendas.
3 – NÃO FAZER O INVENTÁRIO
Ignorar o que você tem no seu estabelecimento pode gerar problemas bem sérios e ainda criminais. Produtos vencidos não são vistos com bons olhos pelo seu cliente. Deixá-los a disposição pode gerar consequências sanitárias e até o fechamento do seu negócio. A implantação de rotinas que validem os itens que estão à venda evita perdas, melhora o desempenho comercial e garante a manutenção do seu empreendimento. O inventário regular ainda mensura suas perdas em quantidade e valor de produtos furtados, vencidos ou danificados. Saber o que você tem para vender, com qualidade e quantidade, reflete no lucro do final do mês e nas próximas compras do estoque.
4 – NÃO USAR SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DO ESTOQUE
Pensar que investir em um bom software de gestão da empresa varejista é perda de tempo? Então, verifique como está o movimento de clientes nas lojas concorrentes que já usam esses sistemas. Os custos podem ser altos com a implantação deles, mas não chegam ao total dos prejuízos mensais que vem gerando. Os benefícios de diminuir ou até evitar erros operacionais e de gestão custam bem menos. Se não for implantar todo o processo, apenas a gestão de estoque eficiente já vai lhe proporcionar belos resultados.
Por sua vez, é imprescindível aliar esse software a outros que aperfeiçoem as informações reais de seu supermercado e lhe forneçam relatórios que lhe auxiliem a tomar decisões bem mais assertivas. Os programas oferecidos pelo mercado devem viabilizar a centralização das atividades operacionais do varejo de toda a sua loja para lhe garantir uma boa gestão e o avanço do seu negócio.