O desperdício de mercadorias, os conflitos internos, a ruptura de gôndolas, a baixa lucratividade e os colaboradores despreparados são os principais problemas que um supermercado enfrenta em sua gestão. Identificá-los é necessário para que o seu negócio gere lucro, assim como também há a necessidade de implantar sistemas de gestão, com um ERP, e softwares de ponto de venda para que não sobrecarregue seus colaboradores e os auxiliem na execução de suas tarefas.
Claro, nem todos os problemas apontados nesse artigo são existentes em todos os estabelecimentos, mas eles podem acontecer e você se precaver, ou pode estar acontecendo um deles e você não perceber. O importante é criar estratégias eficazes que evitem a reincidência dessas situações, que são prejudiciais à saúde financeira do seu negócio. Nesse artigo, vamos apontar os problemas e sugerir algumas soluções.
O desperdício de mercadorias, normalmente, ocorre quando há uma grande compra de produtos e boa parte deles com o prazo vencido; clientes avariam os produtos; colaboradores desviam mercadorias, e a má manipulação dos produtos. Criar um plano estratégico é primordial para sanar algumas das situações e ter um melhor controle do estoque.
O método PEPS, que significa Primeiro que Entra, Primeiro que Sai, é bem simples e direciona as vendas para os produtos que chegam primeiro ao mercado. Outra dica é contratar fornecedores de qualidade que cumpram com suas entregas e exigências dos produtos também é imprescindível. É fundamental saber como é a estocagem do item, como é feito o transporte dele e como é manipulado. E a última dica é ter um controle de consumo interno eficaz.
A questão dos conflitos internos é bem preocupante, pois seus colaboradores são a imagem de sua empresa. E são eles que estão em contato direto com os seus clientes. Criar uma gestão de conflitos ajuda a apurar os fatos, identificar as soluções do problema, intermediar com os colaborados a solução e acompanhar a situação para que ela não se repita. Entretanto, ter uma forte cultura organizacional auxilia a reduzir ou cessar os conflitos internos.
A ruptura de gôndolas é uma questão que afeta diretamente o seu consumidor e ele pode não voltar mais ao seu estabelecimento. E você o perde para a concorrência. Por isso, não espere que o produto acabe para fazer a compra dele. Ter um bom ERP ajuda a controlar o estoque de produtos, assim como fornecedores de qualidade e fiéis, dispostos a repor o produto no caso de uma venda inesperada, para não deixar faltar nas prateleiras.
A baixa lucratividade está muito vinculada aos problemas citados acima, mas também pode acontecer devido à falta de conhecimento em realizar promoções que gerem prejuízos; não conhecer a sazonalidade das mercadorias e estar vendendo apenas o básico, e a falta de produtos de qualidade que normalmente tem maior venda. Essa última implica em ter algumas marcas mais conhecidas e conceituadas do mercado em sua prateleira para atrair seus clientes.
E a questão de colaboradores despreparados para a execução das tarefas no seu supermercado também afetam seus lucros. O ideal seria oferecer treinamento ao contratado para cada área do seu negócio, principalmente, naquelas em que o contato com o consumidor é direto. Seu colaborador vai se sentir mais seguro em executar suas funções e vai transmitir essa segurança para o seu cliente, que se sentirá mais confiante em comprar em seu estabelecimento.