O verão é o período em que as pessoas passam mais tempo em praias ou balneários. Consequentemente, consomem alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal em outros estabelecimentos e supermercados em seu destino recente. Afinal, é o momento de descansar e recarregar as energias para o ano que virá e praia ou balneários são ótimos para isso, e para se refrescar nos dias quentes.

 

A questão é que os mercados, que as abastecem durante as outras estações, contam com os seus consumos para garantir seu faturamento mensal. Eles já sabem que terão queda nas vendas durante o verão, mas como garantir o consumo nesse exato período?

 

Qualidade, atendimento e preço são os atrativos para garantir essas compras na sua região antes de seus clientes irem viajar para praias ou balneários. Na atual conjuntura econômica, qualquer diferença de preço está fazendo a diferença. O cliente de hoje está pesquisando muito antes de adquirir um produto.

 

 

Por isso, se preparar com o seu estoque para essa época é fundamental. Porém, deve-se pensar nisso antes e não em cima do mês de dezembro. Poder comprar com um preço mais em conta, possibilita fazer promoções ou ainda oferecer um preço mais baixo que os outros supermercados. Tudo é uma questão de se organizar para essa temporada.

 

Apesar do preço, a qualidade do produto e o atendimento feito pelos seus colaboradores contam e muito na hora do seu cliente ‘pensar’ e ‘decidir’ a compra em seu estabelecimento. O atendimento não se resume ao contato direto com o consumidor, ele também está na forma como os produtos estão expostos nas gôndolas ou prateleiras. E, principalmente, a qualidade deles.

 

Por exemplo, na seção de hortifrúti. Tem promoção de cebola a R$ 1,99 o quilo. Porém, as cebolas são feias e a maioria já está estragada. Ou, quase não tem cebola na gôndola. Essa falta de abastecimento com qualidade também implica na tomada de decisões do cliente. Normalmente, ele não retorna para esse supermercado para comprar verduras ou legumes, dá preferência para outros.

 

Esse exemplo é muito mais sentido no faturamento durante o verão. Entretanto, para aqueles que não se organizam e não mantém qualidade no atendimento e nos produtos é uma situação corriqueira durante o restante do ano. Em alguns casos, fecham as portas. Em outras, o proprietário repensa sua estratégia, adapta suas ações e refaz sua linha de trabalho.

 

Tomando conhecimento dessas diretrizes, cabe a você decidir qual a estratégia que vais adotar para garantir suas vendas no verão.