Continuamos em crise, mas não podemos nos deixar abalar e largar tudo de mão. Se não nossos negócios vão por água abaixo. E o que queremos é exatamente o contrário. Queremos lhe auxiliar a vender mais com dicas e informações sobre o varejo! Muitas vezes, o nosso negócio não está atingindo números satisfatórios por um pequeno deslize, que em uma revisão de estratégia poderia ter sido solucionado. É sobre fazer o simples bem-feito!
Não estamos procurando culpados, mas expondo uma situação que acontece em muitos pontos comerciais. O cliente procura por um produto e o atendente já diz de imediato que não o tem ou acha que não o tem, mas o produto está lá na prateleira. E poderia ter sido vendido ao consumidor, se houvesse o conhecimento do colaborador nesse item.
Falta de gestão
Essa é uma situação delicada que tem dois lados, mas que precisamos expor para que analise o seu negócio e identifique seus pontos fracos e fortes. Um lado é do colaborador não ter conhecimento dos produtos na loja por não se interessar em ter conhecimento do estoque. Outro lado é responsabilidade da gestão do estabelecimento de não orientar e criar processos que impeçam que esses erros ocorram.
Rotiery Martins, proprietário da Evolve Mentoria para o varejo, criador do clube do Super e do treinamento Super Líder para o varejo, aponta que esse tipo de falha é mais gerencial. “Se existisse uma rotina para que todos os funcionários girassem na loja, para conferir os produtos que existem nas prateleiras, não aconteceria à perda da venda por falta de conhecimento”, destaca. Antes de culpar o colaborador é preciso fazer a mea-culpa. “Como posso cobrar por uma postura que não orientei ou não estabeleci como meta”, questiona Martins. Por isso, a sugestão é criar um Procedimento Operacional Padrão (POP) de atendimento ao consumidor.
Procedimento operacional padrão
O POP é um documento elaborado pela empresa, onde informa como determinada atividade deve ser executada e é entregue a cada funcionário. Dependendo da quantidade de setores ou departamentos que existem, o POP pode ser elaborado de modo geral ou específico. Além de trazer instruções de como proceder, deve constar no documento informações de todas as atividades, suas descrições e como elas devem ser realizadas, com um passo a passo, como se fosse um manual de instruções.
Martins alerta também ao gestor a orientar seu colaborador a nunca dizer que não tem ou acha que não tem o produto. “E mesmo que não possuam o produto na loja, que busquem entender a necessidade do cliente e oferecer algo similar, que possa servir ao cliente. Para isso, basta perguntar: Para que você precisa ou vai usar esse item”, explica. Segundo o mentor, apenas esse processo simples, bem implementado, repetido diariamente, pode salvar as vendas do seu negócio. “É o simples bem-feito!”