Dito popular diz que o ano só começa depois do carnaval. Enquanto, a folia não chega, o bom é se preparar para os dez meses seguintes, estabelecendo metas e definindo estratégias para 2022. Nem todos estão conseguindo manter seus negócios nesse tempo de pandemia e de ressignificação de estilo de vida. Muitos estão precisando, literalmente, se reinventar para pagar as contas no final do mês. Porém, com um bom planejamento estratégico e metas, pelo menos, pode-se chegar ao final do ano, tendo que ‘se virar em quatro’ para resolver problemas que surgem com o andar da carruagem.
Já aqueles que fazem parte da rotina de seu negócio podem ser solucionados com um bom planejamento. É imprescindível que você saiba como ‘anda’ o seu mercado. E não apenas nos dígitos do lucro, mas o que está acontecendo em seus bastidores. Em uma rotina de observação, por meio de um passeio pelo seu empreendimento, algumas mudanças podem ser feitas e só irão fazer seu faturamento aumentar.
Não quer se expor? Contrate um gestor ou um consultor especializado que possa fazer isso e lhe apontar as melhorias necessárias. Ele irá conversar com os colaboradores e saber das dificuldades e ainda trazer soluções. Vocês poderão aproveitar o período de férias, entre janeiro e fevereiro, e definir outros planejamentos estratégicos para o restante do ano. Vão poder definir metas e se organizar nesses dois meses para garantir mais vendas, por meio de ações de marketing e promoções no restante do ano.
OTIMIZAÇÃO DO SEU TEMPO
Aquele que não planeja ou que não acompanha seu negócio, dificilmente terá tempo para poder resolver seus problemas. Ao definir metas e traçar diretrizes, se otimiza mais o tempo para resolver outras questões que aparecem no decorrer do funcionamento. Ter também um plano de contingências para determinadas situações também é interessante para orientar seus colaboradores sobre o que fazer nesses casos, sem ter surpresas.
Estude seu negócio, os departamentos que existem e os produtos que você vende. Analise o que pode ser feito para aumentar as vendas. Se for o caso, faça uma reunião com os principais colaboradores/gestores e escute o que eles apontam de melhorias que podem ser aplicadas em seu negócio.
Lembre-se que seus funcionários são os que estão constantemente em contato com seus consumidores. As reuniões podem se tornar mensais ou bimestrais, dependendo do que você quer e da necessidade. As decisões serão suas, mas precisas deixá-las claras para seu quadro funcional. Por isso, a definição de metas e transmiti-la a equipe é outro ponto fundamental. Crescer juntos é o melhor pensamento, que demonstra que você se importa com o seu cliente.