O PDV (Ponto de Venda) é a parte mais importante de um empreendimento varejista. É o espaço em que o cliente, depois de definir suas compras, quer agilidade. E essa agilidade converte-se em vendas. Um supermercado, em que o caixa ‘demora’ para registrar as compras, se torna um estabelecimento pouco atrativo. E quando se ganha pontos negativos, a clientela diminui e consequente os rendimentos.

A escolha certa do PDV é essencial para que essas experiências ocorram de forma positiva e com fluidez, contribuindo com a eficiência de suas operações. Claro, que além de ter um belo software de PDV, é preciso ter uma boa equipe de colaboradores que saibam atender o cliente.

 

PRINCIPAIS ATRIBUTOS

No começo desse ano de 2021, se o seu negócio precisa de um PDV, saiba quais são os principais atributos que esse software precisa oferecer para que o seu empreendimento atinja o sucesso:

1 – LEGISLAÇÃO: a legislação vigente do seu Estado precisa estar adequada com o PDV que implantará, pois o software deve condizer com a sua realidade e disponibilizar as emissões de documentos fiscais, como a NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica). Com isso, evitam-se autuações e multas salgadas do FISCO.

2 – VELOCIDADE: o software deve ser prático, de fácil manuseio, para que os seus colaboradores possam ter a agilidade necessária de atender os clientes e efetivar a compra o mais rápido possível. Quando o PDV é complexo, a experiência do cliente pode ser negativa pela demora em concluir a compra.

3 – FUNCIONAMENTO: o software deve funcionar on-line e off-line, ou seja, com ou sem Internet, e livre de erros.

4 – EQUIPAMENTOS: o PDV deve ser homologado com os demais equipamentos do estabelecimento, gerando lucratividade e segurança nas transações financeiras.

5 – INTEGRAÇÃO: o software precisa possibilitar a integração com outros sistemas de gestão de clientes ou de dados. Um produto que não permite essa integração gera prejuízos aos negócios, uma vez que a real situação do empreendimento não é viável diariamente.

 

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO

Se o seu negócio atende um grande fluxo diário de consumidores, faz-se imprescindível um software que seja integrado a um sistema de gestão de dados (ERP) e a um sistema de gestão de clientes (CRM) ou de comportamento do consumidor (CBM).

As dicas são para que você esteja atento às tecnologias oferecidas pelo mercado, que auxiliam na tomada de decisões de seu negócio e geram mais lucratividade. Pois, uma escolha equivocada de um software e a sua não adequação à legislação vigente do seu Estado pode gerar prejuízos exorbitantes. Por isso, procure sempre os melhores equipamentos para ter o melhor resultado do seu PDV e ERP, além de outros softwares de gestão. O investimento aplicado inicialmente será convertido em eficiência e reconhecido no crescimento das vendas.