Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em agosto de 2020, se sua empresa não possui sistema de segurança digital para os dados de seus clientes, vai precisar. E urgente! Até agosto desse ano, é preciso implantar sistemas de segurança que garanta o sigilo dos dados pessoais dos seus consumidores. Na atual conjuntura econômica, deixar para depois, pode gerar multas penosas. E se sua empresa ‘vazar’ as informações, a responsabilidade recai sobre o proprietário.

Além dessa questão cibernética e dos incontáveis ataques de hackers em todos os meios digitais, existe também os dados da gestão do seu empreendimento. A legislação brasileira ainda obriga a manter os documentos fiscais emitidos e recebidos por, no mínimo, cinco anos para possível fiscalização de combate à sonegação fiscal. Na falta deles, a multa é exorbitante e pode fechar o seu negócio. Por isso, todo cuidado é pouco.

VENDAS DIGITAIS

No modelo de compra atual, principalmente, no varejo, as vendas digitais se tornaram frequentes e ganharam muitos mais adeptos com a pandemia do Covid-19. Essas transações financeiras chegam, muitas vezes, a superar as vendas convencionais. Muitos consumidores deixaram de ir até o empreendimento e passaram a fazer suas compras por meio de tele-entregas, com pagamentos eletrônicos no ato ou por boletos bancários emitidos na hora. Se o comportamento do consumidor mudou, sua empresa já deveria ter se adaptado a essa realidade, que chegou de ‘sopetão’ e decretou a falência daqueles que não a conseguiram.

Em todas essas operações financeiras, existe a transmissão de dados fiscais e pessoais, notas fiscais eletrônicas, informações sobre o seu estoque, suas vendas, finanças e compras. Ao armazenar esses dados digitais, somente, em um computador, corre-se o risco de perdê-los em uma pane do equipamento, furto, acidente e demais sinistros.

PROTEÇÃO NA NUVEM

A segurança está em tê-los em uma nuvem, protegida com programas de antivírus atualizados permanentemente, que apenas empresas do segmento podem oferecer, e com acesso total, na hora que quiser. A Pleno KW disponibiliza esse armazenamento dos dados digitais em sua nuvem, quando implanta seus sistemas de gestão PDV e ERP, livres de licenças.

Além de garantir confiabilidade, os softwares ainda integram as informações dos setores de vendas, finanças, contabilidade, fiscal, estoque, compras e produção de seu negócio. Assim permitem o gerenciamento do seu empreendimento com muito mais eficácia na toma de decisões, alavancando suas vendas.