Para compreender melhor os termos utilizados na gestão de softwares de automação comercial e, assim, aumentar seu entendimento sobre o assunto, selecionamos as principais palavras utilizadas no segmento e suas funcionalidades. Confira:
- CF-e – Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e) é um documento fiscal emitido pelo software que estiver integrado ao Sistema Autenticador e Transmissor (SAT). O comprovante pode ser impresso em qualquer impressora, desde que gere o QR Code. O código fornece a validade fiscal do documento e os dados da compra.
- Checkout – É uma palavra em inglês que no varejo significa ‘controle de saída’ – check é verificar, checar, fiscalizar; e out, para fora. Então, ela representa o momento em que o cliente faz o pagamento das compras e deixa o estabelecimento. Com o passar do tempo, a terminologia passou a designar o local e conjunto de equipamentos que registram a saída dos produtos. Apelidado de caixa, o responsável pela operação é denominado de operador de caixa.
- Criptografia – É o ato de codificar uma mensagem e somente o receptor final consiga decifrá-la. Nesta operação, são usadas chaves secretas conhecidas pelo emissor e o seu destinatário.
- ECF – Emissor de Cupom Fiscal (ECF) é uma impressora de cupom fiscal, que é conectada ao computador pela Porta Serial, por meio da conexão por USB. Atualmente, embora alguns Estados ainda o aceitem, muitos deles estão migrando para o SAT ou Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).
- MF – É a Memória Fiscal do ECF. Utilizada internamente para armazenar os dados totalizados das operações. A memória interna é blindada, com acesso realizado apenas por empresas autorizadas pelo Fisco.
- MFD – Memória Fita Detalhe (MFD) é a memória do ECF. Ela é específica para armazenar o espelho do cupom de forma digital e idêntica.
- NFC-e – Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) é similar à Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). A NFC-e é transmitida pela Internet, no ato da compra, para a Secretaria da Fazenda. Para sua operação é exigido uma conexão ativa de Internet. Entretanto, no caso da falta dela, há regras de contingência, preferida por vários estados brasileiros que estão migrando do Emissor de Cupom Fiscal (ECF).
- No-Break – É um equipamento responsável por regular a voltagem e a pureza da energia que alcança os eletrônicos conectados a esse dispositivo, neste caso, o PDV. Ele também alimenta os aparelhos por meio de uma bateria, quando há queda ou variações bruscas de energia. É imprescindível para o funcionamento do PAF-ECF e prevê os equipamentos ligados por um determinado tempo depois de uma queda ou falta de energia e o varejista não deixa de vender.
- PAF – Programa Aplicativo Fiscal (PAF) é o software que permite realizar a venda quando utiliza o ECF. Instalado no computador do PDV, o PAF controla o ECF, seguindo especificações legais. Em algumas situações, se utiliza o PAF-ECF.
- PDV – Ponto de Venda (PDV) é o local em que são registradas as operações de venda ao consumidor final, composto por diversos equipamentos e softwares.
- PIN PAD – Personal Information Number e Peripheral Adapter Device (PIN PAD) é uma máquina com teclado especial, conectada ao computador via USB, em que o consumidor final passa seu cartão e digita sua senha. As informações nesse dispositivo são criptografadas antes do envio dos dados ao computador.
- Porta Serial – É um dispositivo de entrada no computador para conexões com impressoras, scanner e outros equipamentos.
- POS – No varejo, significa o equipamento utilizado para recebimentos dos cartões de débito, vouchers ou crédito. As operadoras de cartões fornecem, normalmente, o POS.
- SAT – Sistema Autenticador e Transmissor (SAT) é um equipamento usado para a emissão do cupom fiscal eletrônico (CF-e), com assinatura digital e envio dos dados automaticamente à Secretaria da Fazenda. Pode ser compartilhado por vários caixas de um mesmo estabelecimento, sendo que volta a transmitir as informações das operações imediatamente logo que a conexão com a Internet seja reestabelecida na falta da mesma.
- TEF – Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é um sistema gerenciador das transações de cartões, que pode ser usados em diversos PDVs e concentra a venda em cartões de toda a loja ou de suas filiais.
- USB – Universal Serial Bus (USB) é um padrão de indústria que estabelece especificações para cabos, conectores, e protocolos de comunicação para conexão, comunicação e provimento de energia entre computadores pessoais e seus dispositivos periféricos, como, por exemplos, o ECF e o PIN PAD.