O consumo varejista sofreu forte mudança com a pandemia do Covid-19. O comércio virtual se tornou imprescindível e muitas empresas tiveram que se adaptar a esse método tecnológico, que, anteriormente, vinha se destacando, mas não tinha atingindo de imediato uma gama tão grande de empreendimentos como no ano de 2020. E o que era uma tendência de consumo se tornou vital em qualquer relação mercadológica – a relação com o cliente. Mas como lidar com essa questão?

Muitas empresas oferecem softwares para gestão de clientes, em que o empresário vai poder captar as informações sobre quem é o seu cliente, analisá-las e estabelecer as melhores ações estratégicas de fidelização e aumento de vendas. Entretanto, a sua capacidade de gerenciamento não vai depender apenas de uma empresa especializada no assunto. Seu negócio vai precisar de um ótimo ERP.

 

SISTEMA DE GESTÃO DE DADOS (ERP)

O sistema de gestão de dados (ERP) reúne todas as informações de todos os departamentos de seu comércio, permitindo acompanhar as reais necessidades de seu estabelecimento e reduzir prejuízos. É considerado um sistema essencial para o sucesso na gestão de clientes.

De acordo com a Mercafacil, empresa especializada no segmento e parceira da Pleno KW, para se fazer verdadeiramente uma gestão de clientes é necessário ações que captem informações do perfil dos seus clientes, ter a melhor análise de dados da sua empresa e dos seus clientes e criar estratégicas com base nos dados coletados.

No quesito da análise de dados, é que entra o ERP. O software de clientes precisa ser integrado ao sistema de gestão de dados para que a leitura da real situação da empresa possa ser analisada em sua totalidade, sem causar prejuízos. Por exemplo, definir uma promoção de um produto, sem saber como está o estoque, para atender a essa demanda, pode ser um tiro no pé.

 

FUNCIONALIDADES ESSENCIAIS

Com essa integração, os dados são automaticamente computados e é possível organizar o cadastro dos clientes e tê-lo à disposição em um mesmo sistema, como um CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Por isso, na hora de escolher o seu CRM, ele precisa ter pelo menos essas funcionalidades:

  • Indicadores acionáveis,
  • Atualização diária,
  • Integração com motores de campanha,
  • Dados de produtos mais consumidos,
  • Análise de interesses,
  • Criar segmentações, e
  • Mensuração de resultados.

Para os supermercados, a Pleno KW e a Mercafacil já contam com sistemas e softwares específicos para o segmento e que atendem todas as necessidades de gerenciamento. A Pleno KW conta com um PDV + ERP e a Mercafacil tem o CBM, que é um sistema de Gestão de Comportamento do Consumidor. Todos operando de forma a definir as melhores estratégias de seu empreendimento e garantindo a rentabilidade do seu negócio. Pois, saber o que o cliente deseja e oferecer o que ele quer e criar uma interação mais próxima com ele, é o caminho do sucesso.