Em época de adequação à legislação vigente, acerca da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), é preciso levar em conta algumas questões antes de escolher o seu PDV ou ERP. Antes de tudo precisas avaliar a necessidade de ter um ERP ou um PDV em seu supermercado. Se você não trabalha com um grande fluxo diário de clientes para gerar vendas rápidas e ágeis, você pode não precisar implantar um PDV em seu negócio, mas um ERP, talvez, seja eficiente para aumentar suas vendas.

É que o ERP, o sistema de gestão de dados, vai permitir reunir as informações de todas as áreas de sua empresa e lhe possibilitar ter a real ciência da situação de seu negócio. Porém, devem-se avaliar todos os custos que se terá com a implantação desse sistema: quanto tempo vai demorar em implantá-lo, se a sua produção não vai cair durante esse processo, se os colaboradores não vão perder muito tempo inserindo dados no novo sistema, se os dados vão estar armazenados na nuvem, se há necessidade treinamento e consultoria, os valores da manutenção e a qualidade e eficiência do sistema.

FORNECEDOR COM EXPERIÊNCIA

Depois de avaliados esses tópicos e ajustado o planejamento para a implantação do ERP, o próximo passo é contratar um fornecedor do sistema com experiência no mercado, que já tenha outros sistemas ou softwares que possam ser integrados ao seu. Porque, mesmo com algumas desvantagens na transição do sistema descentralizado para um integrado, as vantagens superam os resultados.

Ter um ERP em um negócio significa redução de custos, aumento de receita, processos mais eficazes, indicadores de desempenho padronizados, otimização de tempo, redução de falhas humanas, maior transparência dos dados, integração dos dados e atualização deles em tempo real, melhoria contínua dos processos, flexibilidade, coleta automatizada, confiabilidade das informações maior controle sobre o ciclo de produção e uma tomada de decisão mais ágil e assertiva.

Todavia, se o seu empreendimento exige um PDV, escolha o que permitirá realizar suas operações comerciais com mais agilidade e precisão e que possa ser integrado ao ERP, se caso optar por isso futuramente. A escolha certa do sistema e do software e a possibilidade de integrá-los será a diferença entre a sobrevivência ou crescimento do seu negócio. Por isso, questione, se informe, peça referências de clientes, converse com quem entende desses sistemas e possa sanar todas as suas dúvidas, pois o atendimento e o suporte técnico também são aspectos primordiais a serem avaliados em uma decisão como essa.