Por Daniel Keller – especialista em varejo e docente do Senac-RS
Passada as tradicionais vendas de Natal, os meses iniciais do ano são, para o comércio, de muita criatividade para conseguir atrair clientes. Com a maioria das pessoas não querendo gastar em função das compras de final de ano, como fazer com que o varejo se torne atrativo para esse público? Para aumentar a criatividade, criar oportunidades, e, é claro, ajudar a deixar o caixa equilibrado, algumas ações podem ser essenciais para alavancar as vendas no período. Veja as dicas que o especialista no assunto e docente do Senac-RS, Daniel Keller, traz sobre o tema:
- Mescle descontos e novidades
As pessoas amam liquidações, mas o contrário também é verdadeiro. O mês de fevereiro costuma ser uma oportunidade de fazer boas compras com preços mais baixos. No entanto, existem perfis de público que valorizam as novidades, mesmo que elas não tenham desconto ou sejam mais caras. Além de atender os desejos de público, esta estratégia de mesclar vendas de produtos de margem cheia com produtos de desconto pode ser uma alternativa para equilibrar o caixa.
- Seja criativo, as pessoas precisam de oportunidades de compra e não de datas comemorativas
Não pensem que é apenas a data comemorativa do calendário que faz a sua venda aumentar. O que realmente motiva o consumidor é o esforço que as lojas e marcas fazem para se comunicar e relacionar com eles. Por isso, tenha em mente que o retorno de vendas das datas importantes vem da energia aplicada em publicidade, CRM, novidades em redes sociais, criatividade no mote da comunicação, entre tantas outras ações que podem ser feitas para trazer o cliente até a loja. Não se prenda no padrão e crie suas próprias oportunidades.
- Leia a realidade e venda para aquele contexto
Ainda não sabemos como o nosso público irá se comportar nos próximos dias: será que ficarão mais em casa? Será que buscarão opções responsáveis para diversão? Estão em home-office? Portanto, agora precisamos exercitar um olhar atento para as mudanças comportamentais dos nossos consumidores. Todos os cenários podem trazer oportunidades interessantes de produtos, serviços, formatos de comunicação e relacionamento – basta ler a realidade e identificar novas demandas deste novo contexto.
- Comunique-se
A comunicação é a ferramenta chave para manter o relacionamento com os nossos clientes e, é claro, para aumentar o nosso público. Agrupe clientes por perfil e busque surpreendê-los com algum presente ou contato. Envie uma mensagem pessoal por WhatsApp, mande entregar flores na casa dos clientes especiais, promova vendas na casa do cliente, peça que sua equipe grave vídeos, entre outros. Aqui também são diversas as possibilidades de criar um laço mais afetivo e próximo do público.
- Colha os frutos que você plantou
Aproveite ao máximo do relacionamento que você construiu com os seus clientes nos últimos tempos. Se você sempre entregou uma ótima experiência a cada visita dele na sua loja, ele não irá negar um convite pessoal para conhecer um lançamento ou receber as informações de uma novidade. Se você ainda não usufruiu deste recurso, comece a pensar em criar relações pessoais e de longo prazo com seus clientes. Assim, você sempre poderá contar com eles, assim como eles puderam contar com você.