Administrar um empreendimento no varejo exige a mensuração de seu negócio para identificar a situação real de sua empresa e permite analisar estrategicamente seus próximos passos para alavancar suas vendas. A mensuração é feita a partir de indicadores e metas, grandes aliados no processo da gestão. Eles identificam problemas e auxiliam a definir prioridades.
Entretanto, não basta apenas você, o gestor, saber disso. É importante que crie uma cultura de gestão dentro de seu supermercado com informações de indicadores e metas expostos em murais para que todos os seus colaboradores possam acompanhá-los também. Mostre a eles, com os gráficos e números, mas de forma prática e simples, onde eles estão inseridos.
Dessa forma, seus funcionários se sentirão importantes e parte do seu negócio. O que não deixa de ser uma realidade, muitas vezes ignorada. Pois se o seu empreendimento não funciona sem cliente, ele também não irá atingir suas metas sem colaboradores empenhados em fazer sua empresa prosperar.
Dividir as informações de mensuração de alguns indicadores e metas com seu quadro funcional faz com que eles se sintam parte do processo e estreita a relação de responsabilidade deles com todo o processo. Isso também significa que deixar bem claro e transparente o papel do seu colaborador em seu empreendimento.
Explicar as metas e os indicadores para que eles entendam o que está sendo mostrado também é uma prática muito positiva. E estimulá-los a atingir as metas também é outra questão muito praticada por outras empresas, em forma de prêmios ou bonificações.
Planejamento estratégico
Porém, ocorre que muitos empresários não sabem como mensurar seus indicadores para estabelecer metas. Ou pior, fazem de forma errônea na sua cadeia produtiva. É preciso implementar indicadores corretos ao seu processo, que vão informar o desempenho de seu negócio. Isso se faz a partir de metas definidas pela empresa, em seu planejamento estratégico, com os objetivos de seu negócio, a curto, médio e longo prazo. Tendo essa diretriz é necessário definir as metas para cada setor, todas alinhadas com o objetivo principal.
Com as metas definidas, criam-se os indicadores para mensurar se as metas estão sendo atingidas, superadas ou não alcançadas. Os indicadores podem ser de vendas, de lucratividade, de rotatividade, de estoque, de prejuízos, de qualidade, de ampliação, entre muitos outros que a empresa definir. Comparando os indicadores, mensais, semanais ou diários, resultam-se índices (percentual) que vão indicar dados positivos e negativos, com os quais, depois de analisados, mostrarão em que se deve agir estrategicamente.
Contudo, é preciso cuidar com os tipos de metas e indicadores que serão criados para não se perder, literalmente, tempo ou investimentos. Por isso, é importante que se faça um curso ou contrate uma consultoria que faça essa análise mais aprofundada de seu negócio e lhe direcione para o sucesso.