O mercado está mostrando que sobreviverá em seu negócio aquele que souber se adaptar as mudanças. E elas estão cada vez mais aliadas às tecnologias, mas com um porém. As mudanças também estão aliadas ao relacionamento com o consumidor. Ou seja, tecnologia e a experiência que o seu cliente tiver em sua loja garantirão melhor desempenho de seu empreendimento.
Atualmente, as relações mercadológicas estão cada vez mais estreitas. A empresa precisa saber o que o seu cliente quer e oferecer isso a ele, com qualidade, preço e agilidade. E a fidelização do cliente, que começou de forma tímida, ganhou tamanha proporção e imediatismo que muitos empresários não estavam esperando e muito menos estavam preparados para essa mudança repentina devido à pandemia.
Por isso, é importante conhecer as tendências do varejo para esse e próximos anos. Não que tenhas que aplicar tudo em seu empreendimento. Depende do seu segmento e se as tendências se aplicam em seu negócio, conforme a sua realidade. Se aplicarem, é interessante que estude mais sobre o assunto e garanta a sobrevivência de sua empresa ou gere mais lucratividade.
A questão é que muitas empresas estão ingressando com o seu negócio no mercado digital. E não apenas na criação de um e-commerce de seus produtos, ampliando sua margem de vendas, mas utilizando as demais tecnologias oferecidas pelas startups voltas ao segmento varejista. Essas são chamadas de retailtechs, pois disponibilizam outras áreas de atuação, além do e-commerce, como inteligência artificial; pagamentos; engajamento e consumidor; sustentabilidade; internet das coisas; operações; ambientes virtuais, e logística. Conheça cada uma dessas áreas abaixo:
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)
É possível utilizar os recursos da IA na área de vendas, atendimento, processos e gestão de estoque. Com a utilização dessa ferramenta digital, é possível automatizar e centralizar as informações, tendo uma visão mais estratégica das métricas de seu empreendimento. Além disso, a IA também pode ser aplicada como assistente virtual no atendimento ao seu cliente, com foco na experiência com ele, otimizando o atendimento e gerando mais eficiência em sua loja.
DIVERSAS FORMAS DE PAGAMENTO
Hoje as formas de pagamento aumentaram, consideravelmente, se compararmos com as possibilidades que tínhamos há quatro anos. Com isso, o advento das fintechs ampliou a digitalização dos meios de pagamentos. E quem não tiver esses meios disponíveis em seu empreendimento estará literalmente perdendo dinheiro. O consumidor atual quer agilidade e praticidade. Por exemplo, o PIX alterou quase 80% das transferências bancárias, segundo o Banco Central. Ainda existem outras possibilidades como carteiras digitais, cartões pré-pagos, sistemas de cashback, gift cards, biometria e pagamentos por aproximação.
RECONHECIMENTO FACIAL
É uma forma de tecnologia que auxilia na fidelização do cliente. Ao confirmar quem é o consumidor, a equipe de atendimento toma conhecimento de seus dados e de suas preferências e pode oferecer um serviço customizado. Além disso, o reconhecimento facial aumenta a segurança, evita fraudes e crimes dentro dos espaços físicos. Entretanto, é preciso reforçar o cuidado com a privacidade dos dados para não infringir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
PONTO DE EXPERIÊNCIA
É uma nova proposta do mercado para ampliar a experiência do cliente na hora de pagar sua conta no ponto de venda (PDV). A ideia é estreitar a relação da marca com o consumidor, criando estratégias com foco no cliente, encantando-o e oferecendo uma experiência inesquecível. Assim o tradicional PDV vai transitando para o Ponto de Experiência (PDE), em que as demandas do consumidor e a fusão de canais físicos e digitais oferecem uma experiência mais completa.
OMNICHANNEL
É a integração dos seus canais de comunicação e os seus pontos de contato físico. A estratégia implica em estar presente fisicamente e digitalmente para o consumidor e ambos aplicarem a mesma informação de seus produtos. Um exemplo bem prático de omnichannel é permitir que o cliente compre na loja digital e retire o produto na loja física.
REALIDADE AUMENTADA
Os recursos dessa tecnologia permitem combinar elementos do mundo virtual com a realidade da sua loja. Ela oferece uma experiência ao cliente para auxiliá-lo na finalização de sua compra. Com isso, o encantamento proporciona uma experiência ímpar e, consequentemente, fideliza o cliente, pois otimiza o tempo de compra e reduz custos. Por exemplo, empresas de tintas e móveis já disponibilizam o recurso da Realidade Aumentada, em que seus clientes podem conferir os móveis ou a cor das tintas em sua própria residência, antes de concluir a compra.
SHOP STREAMING
Trata-se de uma transmissão ao vivo por um canal ou redes sociais, feita por um colaborador dentro da loja, estimulando a interação com os clientes, maior engajamento e humanização. A transmissão pode vender ou desenvolver outras ações, como lançamento de promoções ou de produtos. Muitos promovem o BOPIS (Buy Online, Pick Up In-Store), que significa ‘compre online, busque na loja’. Essa é uma maneira de reduzir os custos com logística e de aumentar o tráfego em sua loja física e gerar mais vendas.
SHIP FROM STORE (SFS)
É um sistema que permite ao consumidor escolher entre a retirada do produto na loja ou se o quer receber em sua residência, mas que também considera as opções mais próximas para o destinatário. Esse processo de atendimento se aplica quando a compra é feita virtualmente e trabalha com o estoque disponível da loja. Dessa forma, evitam-se falhas e aperfeiçoam-se os prazos de entrega, influenciando na satisfação do cliente.
ESTOQUE EM TEMPO REAL
Um dos grandes problemas enfrentado pelo varejo é o cliente comprar o produto pela Internet e a indisponibilidade dele na entrega. Ou seja, o estoque não condiz com o que está sendo oferecido virtualmente. Por isso, as marcas que estão se adequando a essa realidade estão ganhando mais mercado, pois estão investindo nas operações internas e externas de suas cadeias logísticas, como gerenciamento de estoque, distribuição, rastreamento e entrega. Essa tendência de se ajustar está garantindo mais lucratividade, ainda mais para aquelas que oferecem frete grátis, entrega no mesmo dia e processo de devolução facilitado.