Hoje é Dia do Cliente. Ele é o chefe de todos. Independente de existir hierarquias em um negócio, se as vendas não acontecem o empreendimento não rende, e, consequentemente, fecha. Ou seja, se não conquistar o cliente, fidelizá-lo e atendê-lo muito bem; ele não compra mais em sua loja e não terás colaboradores para demandar. Pois, é o cliente quem paga todas as contas no final do mês. Por isso, a Pleno KW sugere uma reflexão e duas dicas básicas, nesse dia celebrado a ele, sobre os procedimentos adotados para garantir suas vendas.
Conhecer seu cliente
A primeira dica e a principal de todas é conhecer seu cliente. De que maneira se faz isso? O mercado oferece empresas que estudam o comportamento do seu cliente. Ela cria demandas para cadastrar seus clientes e realizar questionários, além disso, promove também ações de marketing para estudar os desejos dos clientes, entre outras funcionalidades que elas disponibilizam. Com base nesses dados coletados, a empresa traça o perfil dos consumidores de sua loja e você pode tomar decisões mais assertivas referentes à compra de mercadorias ou às promoções. Por isso, antes de tomar qualquer decisão precisas conhecer e saber para quem está vendendo.
Atendimento primordial
Atender bem o cliente é a segunda dica desse artigo. Mesmo que seja óbvio que o seu funcionário vá atendê-lo bem, pois você o contratou para fazer esse trabalho, criar uma cultura de reforço é uma opção. A temática pode ser aplicada com os colaboradores por meio de dinâmicas, ou dicas coladas no mural da empresa que podem ser substituídas por mensagens a cada sete dias, ou ainda em uma reunião motivacional de 5 minutos, antes de começar o expediente, em que o gerente ou o dono da empresa deseja uma boa semana, bom trabalho e fale sobre a importância do cliente na vida de cada um. A ideia é que o atendente no supermercado se coloque no lugar do consumidor, seja empático, que o atenda como gostaria de ser.
O cliente nunca mais volta
E, por fim, a reflexão é sobre uma frase muito conhecida no mercado: o cliente nunca mais volta. Se o atendimento é precário, se falta produtos nas gôndolas, se o mercado não oferece produtos sazonais, não faz promoções ou não tem agilidade nos caixas, ou cadastra errado o preço das mercadorias, entre outras situações, o consumidor deixará de comprar em sua loja. Ele pode ir uma vez e não gostar do que presenciou. Ele pode ir pela segunda vez, pois dará credibilidade, acreditando que tenha sido apenas naquela primeira vez. Porém, se repetir a mesma situação, ele não retornará mais.
Ocorre que muitos clientes insatisfeitos não reclamam. Eles simplesmente presenciam os fatos e procuram outro comércio que apresente qualidade em todos os seus departamentos. E ele nunca mais volta a comprar em sua loja. Enquanto isso se gasta rios de dinheiro em publicidade para trazer mais clientes novos ao supermercado, quando o problema deve ser resolvido na proposta para a qual se abriu o negócio, atender para vender.
Curiosidade
Você sabia que o Dia do Cliente foi criado pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, em 2003? Especialista em Marketing e Recursos Humanos, Carlos criou a data de forma a homenagear os clientes e estreitar uma relação de fidelidade, por meio de promoções, brindes especiais e descontos. Inicialmente, as comemorações eram realizadas apenas no Rio Grande do Sul. Hoje, já é celebrada em 14 estados do Brasil.